Tudo sobre a região do Anhanduizinho
Campo Grande, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2024.
Contando com a Aluna da Escola Governador Harry Amorim, foram selecionados oito alunos de escolas da REME, empossados hoje na Assembleia Legislativa de MS (Foto: Divulgação)
A aluna Lorena Izabel C. Marques, da Escola da Rede Municipal de Ensino (REME) Governador Harry Amorim, localizada no bairro Guanandi, na região do Anhanduizinho, foi empossada nessa segunda-feira (19), como uma das Deputadas Estudantes, na Assembleia legislativa de Mato Grosso do Sul, ao lado dos demais pares titulares e também suplentes, na 6ª Edição do Projeto Parlamento Jovem Sul-mato-grossense. No total, oito alunos da rede municipal e um suplente foram empossados.
Instituído pela resolução n°026/2005 e alterado através da Resolução nº 10/2006, regulamentado pelo Ato de nº 020 e reformulado pelo Ato 06/2017, o referido projeto visa despertar a consciência cívica e a participação dos jovens na política e é constituído por alunos eleitos entre estudantes do 8° e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º e 2º anos do Ensino Médio, matriculados na rede pública ou privada de ensino.
A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, que participou também do ato de diplomação dos alunos, ocorrido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), no período da manhã, falou sobre a importância dos deputados jovens.
“É a primeira vez que a REME participa do projeto, que é muito importante por desenvolver a cidadania e a responsabilidade dos alunos. Acredito que no meio desses parlamentares que hoje tomam posse, sairão políticos conscientes que pensam na população, pois estão tendo todo o preparo para isso”, afirmou.
No total participaram oito escolas da Rede Municipal e, entre elas, a Governador Harry Amorim, localizada no bairro Guanandi, na região do Anhanduizinho.
A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, ressaltou a participação dos alunos da Rede Municipal no Parlamento Jovem.
“Nós entendemos isso como missão cumprida. Como educadores, temos o objetivo de preparar esses jovens para cuidar de nosso país. Percebe-se já a participação cidadã da juventude. Esses alunos servem de exemplo para outros alunos da Rede”, frisou.
Desembargadora do TRE, Tânia Borges, destacou que a efetiva atuação política dos jovens irá ajudar à comunidade em que estão inseridos.
“Esse projeto representa o comprometimento dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário na formação dos jovens estudantes para o exercício da cidadania. Esses estudantes serão diplomados na qualidade de jovens parlamentares e poderão levar à casa legislativa, suas proposições”, disse.
Os Deputados Jovens, eleitos em duas chapas, passaram por palestras para conhecer o trabalho dos Deputados Estaduais e o tipo de atividade que realizam durante o ano. Ao todo, essa edição do Projeto contou com 48 alunos participantes das redes municipal, estadual e privada.
0 Comentários
Os comentários estão fechados.